segunda-feira, 23 de junho de 2008

História em quadrinhos


Quadrinhos Gibi: Em 1939, o Grupo Globo de Roberto Marinho lança a revista Gibi, com histórias de diversos personagens. A publicação fez tanto sucesso, que "gibi" virou sinônimo de revistas em quadrinhos.
Turma da MônicaCriada em 1963 pelo cartunista Maurício de Sousa e lançada nas bancas em 1970, conta a história da dentuça e gorduça Mônica, que tem em torno de seis anos As historinhas falam sobre o cotidiano de crianças, brincadeiras, relacionamentos com os pais e amigos, namoricos, etc.
Mauricio de Sousa: Dentuça, de vestido vermelho, sempre com um coelho embaixo do braço, e pronta pra brigar com todos os meninos: assim é a Mônica, personagem que Mauricio de Souza criou inspirando-se na própria filha. Ela lidera uma turma que incluem Magali, uma garota comilona que adora melancia; Cebolinha, de cabelo espetado e que vive trocando o "r" pelo "l"; Cascão, aquele que não gosta de tomar banho; entre outros. Até Pelé, o Rei do futebol, ganhou um personagem em sua homenagem, o Pelezinho.
As histórias em quadrinhos fascinam os jovens há muito tempo. Não é fácil dizer quando elas começaram, mas o primeiro super-herói a virar ídolo da moçada foi o Superman, em 1938. Antes dele, já havia Yellow Kid, Tarzan e Fantasma. No Brasil, tudo começou com Pererê, de Ziraldo, mostrando um produto genuinamente verde-amarelo. Em tantos anos de produção desenfreada de HQs, não é de se estranhar que a cena tenha evoluído e que, a cada dia, fique mais parecida com a realidade dos jovens e adolescentes em todos os cantos d As histórias em quadrinhos fascinam os jovens há muito tempo. Não é fácil dizer quando elas começaram, mas o primeiro super-herói a virar ídolo da moçada foi o Superman, em 1938. Antes dele, já havia Yellow Kid, Tarzan e Fantasma. No Brasil, tudo começou com Pererê, de Ziraldo, mostrando um produto genuinamente verde-amarelo. Em tantos anos de produção desenfreada de HQs, não é de se estranhar que a cena tenha evoluído e que, a cada dia, fique mais parecida com a realidade dos jovens e adolescentes em todos os cantos do mundo, retratando todo o tipo de acontecimento. Os heróis dos quadrinhos sofreram releituras para tratar de temas mais atuais.
Personagens que fizeram história: Asterix, Superman, Batman, Homem-Aranha, Turma da Mônica, X-Men.


Nenhum comentário: