terça-feira, 24 de junho de 2008

Eleições nos EUA

Barack Obama X McCain.

Em uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew, dos Estados Unidos, mostrou que a maior parte dos brasileiros que moram nos Estdos Unidos confia mais no provável candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, do que em seu rival, o republicano John McCain.
De acordo com o estudo, 58% dos brasileiros ouvidos disseram ter muita ou alguma confiança no democrata, enquanto 37% afirmaram ter pouca ou nenhuma.
Por outro lado, 35% dos pesquisados no Brasil disseram ter muita ou alguma confiança em McCain e um total de 55% contaram ter pouca ou nenhuma.
Desde o início da campanha Obama oferece um discurso que busca uma perspectiva nova para o país: deixar o passado para trás, abandonar lideranças antigas e superar conflitos que deixaram de fazer sentido para a grande maioria da população. Numa nação que passou as últimas duas décadas em confrontos pesados, ele é o candidato da unidade e da conciliação, aquele que é democrata, mas também fala para os independentes, identifica-se com a esquerda americana, mas é capaz de reconhecer méritos. Também fala em melhorar a vida dos pobres – mas, em vez de defender uma ressurreição do New Deal de Franklin Roosevelt, mobilizou os serviços de uma equipe de economistas voltados para o me Obama fala em atravessar a linha de divisão entre os partidos – num regime onde a própria sociedade passou os últimos 50 anos separada meio a meio, num engajamento que surpreende quem foi educado a partir da conversa errada de que a população americana não é politizada.










Nenhum comentário: